domingo, 22 de julho de 2012

Projeto Ação Proteção - Combatendo a violência sexual contra crianças e adolescentes


A violência sexual é um problema grave que atinge milhares de crianças e adolescentes no Brasil, bem como em outros países. Manifesta-se principalmente na forma de abuso (intrafamiliar ou extrafamiliar); de exploração, que envolve algum tipo de “pagamento” ou troca (dinheiro, roupas, alimentos, celulares) por sexo, e de pornografia, que atualmente tem grande incidência na internet, com o aliciamento de crianças e adolescentes para exposição de imagens de conotação sexual. Em todos esses casos, o corpo da criança ou adolescente é usado para gratificação sexual de um adulto ou mesmo de um adolescente mais velho. 


Com a implantação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), consolidou-se o conceito de que crianças e adolescentes são sujeitos de direitos, que se encontram em fase peculiar de desenvolvimento e, em razão disso, são prioridade absoluta no acesso e na proteção de direitos. A exposição de crianças e adolescentes a situações de violência sexual contraria tal pressuposto e acarreta danos ao seu desenvolvimento saudável. 



Para enfrentar esse problema é necessário o comprometimento e participação do Estado, da Família e da Sociedade. Somente assim, unindo forças é que as crianças e adolescentes poderão ser protegidos. Acreditando nisso, construímos o projeto Ação Proteção. 



Você pode obter mais informações acessando o link:


O Projeto Ação Proteção é uma iniciativa da Fundação Telefônica em parceria com o Ministério Público do Estado de São Paulo e da Childhood Brasil. Seu objetivo é articular, sensibilizar e capacitar os participantes do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA) para enfrentar a violência sexual. O projeto está presente em trinta municípios do Estado de São Paulo. Nesses municípios, os profissionais do SGDCA participaram de oficinas e hoje acessam a plataforma de ensino à distância por meio do hotsite: www.acaoprotecao.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Datas Vivenciadas em Abril na Perspectiva Inclusiva

#CampanhaInternacionalSobreOAutismo https://news.un.org/pt/story/2022/04/1784832#:~:text=2%20Abril%202022%20Sa%C3%BAde%20Evento%20virtual%20...