VÍDEO: A TRAJETÓRIA DA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E DA APRENDIZAGEM NO BRASIL
ARTIGO: AVALIAÇÃO POBRE CONDUZ À APRENDIZAGEM POBRE
LIVRO: AVALIAÇÃO MEDIADORA: UMA PRÁTICA EM CONSTRUÇÃO DA PRÉ ESCOLA À UNIVERSIDADE
LIVROS-EIXO: AVALIAÇÃO:
REFLEXÃO:
QUANDO A AVALIAÇÃO TEM FUNÇÕES DE PROGNÓSTICO, É NORMAL QUE DIGA RESPEITO A TODOS OS QUE VISAM SEGUIR DETERMINADA FORMAÇÃO EXIGENTE.
QUANDO É CERTIFICATIVA, AO FIM DE UM ANO ESCOLAR OU DE UM CICLO DE ESTUDOS, A AVALIAÇÃO DEVE DIRIGIR-SE A TODOS OS QUE PRETENDEM OBTER UM CERTIFICADO.
QUANDO É NORMATIVA E VISA CONSTRUIR UMA CLASSIFICAÇÃO E HIERARQUIAS DE EXCELÊNCIAS, É JUSTO QUE CADA UM SEJA SUBMETIDO ÀS MESMAS PROVAS EM CONDIÇÕES IDÊNTICAS. É A MORAL DO EXAME EQUITATIVO.
QUANDO SE PENSA EM AVALIAÇÃO FORMATIVA, DEVE-SE ROMPER COM ESSE ESQUEMA IGUALITARISTA. NÃO HÁ RAZÃO DE DAR A TODOS OS ALUNOS A MESMA 'DOSE' DE AVALIAÇÃO FORMATIVA. A DIFERENCIAÇÃO COMEÇA COM UM INVESTIMENTO NA OBSERVAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DOS PROCESSOS E DOS CONHECIMENTOS PROPORCIONAL ÀS NECESSIDADES DE CADA ALUNO.(PERRENOUD, 1999, p.123)